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7 de janeiro de 2022
“Rejeitar cookies deve ser tão fácil quanto aceitá-los”, afirmou Karin Kiefer, chefe de proteção de dados e sanções da CNIL
A agência francesa de proteção de dados, CNIL (Comissão Nacional de Informática e Liberdades), multou o Google e o Facebook em 150 milhões de euros e 60 milhões de euros, respectivamente, por causa dos “cookies”, rastreadores online que são usados para fins publicitários, nesta quinta-feira (6).
De acordo com a BBC, a agência afirmou que os sites dificultam a recusa dos cookies, enquanto para aceitar basta um clique.
“Quando você aceita cookies, isso é feito com apenas um clique”, afirmou Karin Kiefer, chefe de proteção de dados e sanções da CNIL ao jornal. “Rejeitar cookies deve ser tão fácil quanto aceitá-los”, completou.
A agência deu um prazo de três meses para que as gigantes da tecnologia corrigissem o problema, sob uma pena de pagar 100 mil euros adicionais por cada dia de atraso.
Segundo o g1, o Google se posicionou em uma nota enviada à AFP onde afirma que irá mudar a sua política. “Nos comprometemos a aplicar novas mudanças, assim como a trabalhar ativamente com a CNIL em resposta à sua decisão, de acordo com a diretriz [europeia] ePrivacy”, afirmou a empresa, de acordo com o portal.
Também ao g1, o Facebook afirmou que está analisando a decisão da CNIL e que estão comprometidos a trabalhar com as autoridades. “Nossas opções sobre consentimento de cookies garantem que as pessoas tenham mais controle sobre seus dados, incluindo um novo menu de configurações no Facebook e no Instagram em que os usuários podem rever e gerenciar suas decisões a qualquer momento”, afirmou a empresa.
Confira a matéria no Propmark.
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