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9 de agosto de 2023
Durante o 10º Congresso Abep, foram divulgados dados da 4ª edição do estudo “Who Cares? Who Does?”, realizado pela Kantar.
Segundo estudo, os consumidores são separados em três categorias: Eco-Actives, compradores que se preocupam muito com o meio ambiente e estão tomando as medidas necessárias para reduzir o desperdício; Eco-Considerers, que também estão preocupados com o meio ambiente e os resíduos plásticos, mas não realizam muitas ações para reduzir o desperdício; Eco-Dismissers, compradores que pouco ou nada se preocupam com o meio ambiente e não tomam medidas para reduzir o desperdício.
Neste ano, pela primeira vez os Eco-Ativos caem e os Eco-Dismissers crescem globalmente. O Brasil segue abaixo das médias globais e marca um baixo número de consumidores engajados com a sustentabilidade.
O estudo apresenta que, no Brasil, a inflação é impulsionada pelos preços de alimentos e bebidas, levando famílias a aumentar os gastos em mais de 50% comparado ao pré-pandemia em cestas como perecíveis e commodities
“Who Cares? Who Does?” mostra que de 5 em cada 10 consumidores concordam que tiverem dificuldade em manter o consumo consciente por razões econômicas ou sociais, no Brasil e no mundo. Sendo assim, em uma situação de pressão econômica, naturalmente consumidores com menor poder aquisitivo tendem a ser os Eco-Dismissers.
Dados da pesquisa apontam que 1/4 dos shoppers já entendem que a responsabilidade de ser sustentável vem deles, ao passo que a responsabilidade é menos atribuída aos políticos e mais compartilhada com fabricantes e varejistas.
No entanto, entende-se que não basta apenas dar acesso aos produtos sustentáveis, é necessário também pensar em formas de educar o consumidor. Mais de 30% dos consumidores têm problemas para saber o que podem reciclar em casa, mais de 40% deles não entendem a etiqueta de reciclagem das embalagens/não encontram informações sobre reciclagem nas embalagens.
Quase metade dos consumidores não confia em ações publicitárias voltadas à sustentabilidade, as considerando apenas uma ferramenta de marketing.
57% dos consumidores não sabem ou não associam nenhuma marca ao tema sustentabilidade; 46% concordam que as empresas só se preocupam com o lucro e ações sustentáveis são ferramentas de marketing; 27% acreditam que os fabricantes dos produtos são os maiores responsáveis pelos danos ambientais; 43% mencionam alguma marca ou produto.
Marcas com históricos bem construídos são as únicas que conseguem se destacar, sustentando a performance dos anos anteriores. Natura, Ypê, Omo, Coca-Cola e O Boticário são as marcas mais lembradas pelos consumidores.
Para os varejistas, o cenário é ainda mais desafiador, o consumidor ainda não entende o papel dos varejistas no cenário de sustentabilidade e menos de 1/4 deles consegue mencionar algum tipo de loja.
Apesar informações de mercado mostradas pela “Who Cares? Who Does?”, marcas que se associam aos Eco-Activies estão crescendo entre 2 a 7 vezes mais rápido do que a média – sendo um número impressionante e incentivador para marcas continuarem engajando o tema.
Confira matéria no Propmark
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